Na semana passada, recebemos os hidrogeólogos da ANA (Agência Nacional de Águas) e do SGB (Serviço Geológico do Brasil) no MAGMA!
Eles estão conduzindo uma pesquisa para perfuração de um poço de monitoramento das águas do Aquífero Guarani aqui na região. Esse estudo é fundamental para entendermos melhor nossos recursos hídricos e garantir a preservação desse patrimônio natural!
Ciência, geologia e sustentabilidade, andam juntas no MAGMA!
Na foto, estão presentes: Leonardo Almeida, Márcia Tereza Pires Ferreira, Eduardo Marcel Lazzarotto, Márcio Costa Abreu, Daniele Tokunaga Genaro e Berenice Balsalobre.
O MAGMA busca parceiros para no futuro , participarem de atividades educativas e oficinas que conectem arte e geociência. Temos um acervo inspirador e queremos compartilhá-lo com você!
Se interessa em colaborar? Apresente-se e envie seu contato. Se possível, coloque no título do e-mail: “Por que quero trabalhar com o MAGMA?”
Contato: bere.balsalobre@gmail.com
Recebemos a equipe técnica do Museu de Ciências Naturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para uma troca riquíssima de experiências!
O geólogo Antonio Liccardo, as geógrafas Carla Pimentel e Ana Paula, e o arqueólogo Moacir Santos compartilharam conosco conhecimentos que fortalecem nossa missão no MAGMA.
Além disso, o museu cresceu muito com as referências do livro Geodiversidade nas Escolas, do Prof. Liccardo – uma leitura essencial para quem ama ciências da Terra!
Além disso, ficamos encantados com o trabalho do arqueólogo Moacir Santos, que mantém um incrível Museu de Arqueologia Egípcia em Ponta Grossa – uma visita imperdível!
Toda a nossa equipe agradece pelas visitas técnicas, que são oportunidades valiosas para aprendizado, parcerias e evolução. Que venham muitas outras!
De 26 a 29 de janeiro de 2025 o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizou em Botucatu um laboratório de projetos reunindo 16 estudantes de arquitetura do IFSP – câmpus São Paulo e da Unesp – câmpus Bauru. Durante estes 4 dias foram realizadas visitas técnicas em diferentes locais da cidade, inclusive, no MAGMA Museu.
A coordenação do evento foi feita pelo professor João Piza, do Departamento de Construção Civil do IFSP – Campus São Paulo, e contou com o apoio do IFSP – Campus Itapetininga, da Prefeitura Municipal de Botucatu e do Núcleo de Estudos de Patrimônio Imaterial e Material – (NEPIM-IFSP).
“Para nós, foi uma alegria receber estudantes curiosos e comprometidos em conhecer e aprender sobre o Museu. Estamos sempre de portas abertas para aqueles que desejam nos visitar”, afirmou a Diretora e Curadora do MAGMA, Berenice Balsalobre.
Sobre o Instituto
O Instituto Federal oferece cursos superiores como engenharia, arquitetura e licenciaturas, mas também oferece cursos técnicos em formato integrado (ensino médio e profissionalizante em período integral) ou subsequente (apenas ensino técnico, geralmente noturno). A interação entre cursos superiores e técnicos no mesmo campus promove uma alta qualidade do ensino médio e um importante vínculo social no ensino superior.
Nesta semana, recebemos um visitante muito especial no MAGMA!
O biólogo Lucas Dias esteve no Museu para contribuir com seu conhecimento no processo de classificação de fósseis.
Foram horas de muito conhecimento compartilhado e trabalho em equipe. Agradecemos Lucas pela dedicação e pela troca de saberes, que enriquecem ainda mais nossa jornada na descoberta da história da Terra!
No dia 22 de janeiro, recebemos o Grupo de participantes do XV Curso de Ciências Grupo de Ciências Waldorf do Brasil. O curso completa 16 anos de trajetória formativa para e fortalecimento de práticas pedagógicas nas escolas que desenvolvem a pedagogia.
“Os participantes tiveram a oportunidade de passear por todas as exposições do Magma. Foi inspirador receber os professores, convidamos cada um a voltar com os alunos”, afirmou a Diretora e Curadora do MAGMA, Berenice Balsalobre.
Agende sua visita e venha pro MAGMA você também!
Tivemos a honra de receber o Secretário Municipal de Educação, Gilberto Mariotto, em nossa nova sede. Foi um marco histórico, sendo a primeira vez que o responsável por esta pasta visita o Museu, e estamos extremamente felizes e gratos por essa oportunidade!
Durante a visita, Gilberto percorreu a calçada geológica e conheceu cada detalhe da estrutura da nova sede. Dentro do Museu, compartilhamos histórias fascinantes sobre as rochas, fósseis, minerais e a importância do Aquífero Guarani, promovendo um rico diálogo sobre educação e cultura.
Parceria à vista?
Essa visita pode marcar o início de uma parceria entre o MAGMA e a rede municipal de ensino! Estamos ansiosos para, em 2025, levar ainda mais conhecimento às escolas de nosso município. Queremos despertar a curiosidade e o senso crítico de crianças e jovens, proporcionando experiências únicas e transformadoras.
Muito obrigado, Gilberto Mariotto, por esse momento especial. Que seja o começo de um futuro repleto de aprendizado e cooperação!
Tivemos o prazer de receber recentemente visitas muito especiais: Ana Paula Justo, geóloga do SGB (Serviço Geológico do Brasil) e nossa parceira de longa data; Márcio Ignati, colecionador apaixonado ; Pablo Garcia, biólogo, professor e também colecionador ; e Assu Moujan, grande amigo e colaborador de várias peças que temos em exposição. Foi uma manhã enriquecedora, marcada por trocas de conhecimento, histórias e pelo fortalecimento de amizades.
Semana passada, recebemos novas doações para o acervo do MAGMA Museu. Nosso amigo querido, Assu Moujan, enriqueceu o ambiente com as preciosidades: placa de Ofiuróides, placa de Amonites, Trilobita. Neste mesmo dia, Pablo Garcia nos presenteou com uma placa de ardósia com belos Icnofósseis.
Agradecemos pelo carinho e pelas doações, que, além de tornarem o ambiente ainda mais bonito, contribuem para que novas histórias sejam contadas.
É com muita alegria que estamos com as portas abertas para receber em nossa nova sede, todo o público de Botucatu e região.
Confira na imagem ao lado os meses, dias e horários do museu.
Traga quem você ama e visite o MAGMA!