O evento conta com a participação dos artistas Osni Ribeiro e Arnaldo Silva.
No próximo dia 27 de julho, às 17h, o Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia (MAGMA) irá encerrar a exposição multidisciplinar “Nos Braços do Violeiro”. E para fechar com chave de ouro, o evento contará com uma roda de prosa e viola, com a participação dos artistas Arnaldo Silva, cantor e compositor, e Osni Ribeiro, que além de atuar como músico e compositor, exerceu o cargo de Secretário da Cultura em Botucatu, de 2009 a 2016.
“Para nós, do MAGMA, foi uma alegria receber tantos talentos da nossa cidade e ainda estar de braços abertos para cada visitante que passou por aqui. Esperamos que o dia 27 seja ainda mais repleto de alegria e cultura para a comunidade”, afirma Berenice Balsalobre, Diretora e Curadora do MAGMA.
Relembre a exposição
A mostra ficou exposta ao longo do mês, sendo fruto do trabalho do desenhista e músico Yuri Garfunkel, com curadoria de João Carlos Villela. Neste período, centenas de pessoas de Botucatu e região puderam conferir de perto as páginas originais da HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira.
Em cada desenho exibido, há um convite para os participantes entrarem numa realidade única nas mãos de um violeiro e vaqueiro, através de uma jornada que percorre os sertões até chegar na cidade grande. É um caminho para testemunhar a história da música caipira e os ambientes rurais.
A mostra, que teve sua abertura no dia 22 de junho, foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) 2019. Além disso, foi indicada ao prêmio HQ MIX na categoria Melhor Adaptação em 2020.