No último sábado, 20, o Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia (MAGMA) de Botucatu realizou uma exposição de trabalhos artísticos. O evento marcou o encerramento de 6 cursos do programa Capacitação Museológica e Artística do MAGMA, que envolveram diferentes temas: arte têxtil, pintura e desenho, arqueologia experimental, jogos educativos, geotintas e ladrilho hidráulico.
As oficinas oferecidas foram: “Experimentações arqueológicas”; “GEOTINTAS: terra e minerais na pintura”; “A arte secular do ladrilho hidráulico”; “A mão, a nuvem, a pedra”; “Por uma aproximação sensível ao mineral”; e “Elaboração de jogos para educativos em museus”. A exposição visou não apenas a exibição dos trabalhos artísticos feitos pelos participantes do programa, mas também as trocas de conhecimento entre todos os envolvidos ao longo do período dos cursos.
Fotos: https://flic.kr/s/aHBqjBnzYb
Visita guiada
O público presente na exposição acompanhou uma visita guiada com os mediadores dos cursos, que explicaram a temática de cada oficina, compartilharam como foi o processo criativo e apresentaram os resultados obtidos após dias de trabalho.
O público pôde participar, interagir, tirar dúvidas e compartilhar experiências vividas no curso e na visita guiada.
Documentário
Antes do encerramento do evento, os participantes da exposição foram convidados a assistir o documentário “A Caverna dos Sonhos Esquecidos”.
Seguindo as temáticas do curso, o documentário exibido contava a história de uma equipe que tem a rara chance de explorar e filmar as Cavernas de Chauvet, na França, onde se encontram algumas das pinturas rupestres mais antigas do mundo. O documentário foi dirigido por Werner Herzog, um aclamado diretor do universo do cinema.